Polícia

Assembleia aprova MP que moderniza programa ‘Educação de Verdade’

Agência Assembleia A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (16), a Medida Provisória 519/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei 12.656, de 18 de setembro de 2025, responsável por instituir o programa estadual ‘Educação de Verdade’ na rede pública de ensino. A principal mudança trazida pela MP é […]

Sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira (16)

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (16), a Medida Provisória 519/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei 12.656, de 18 de setembro de 2025, responsável por instituir o programa estadual ‘Educação de Verdade’ na rede pública de ensino.

A principal mudança trazida pela MP é a inclusão da possibilidade de transferência financeira e/ou concessão de crédito diretamente aos alunos, por meio de solução tecnológica com bilhetagem eletrônica. A medida busca modernizar os instrumentos de gestão e execução financeira do programa, garantindo maior eficiência, transparência e rastreabilidade na aplicação dos recursos públicos.

De acordo com o texto, a alteração visa assegurar o deslocamento de estudantes da rede estadual para a participação em atividades educacionais, esportivas e culturais, especialmente em localidades onde não há oferta regular de transporte escolar. A iniciativa reforça o dever do Estado de garantir igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

A MP também destaca o respeito aos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da autonomia dos estudantes, ao mesmo tempo em que promove maior equidade no acesso às atividades escolares e complementares, fortalecendo as políticas de inclusão educacional e social desenvolvidas pelo Governo do Estado.

A proposição aprovada estabelece ainda que os recursos repassados não poderão ser utilizados para finalidades diferentes do deslocamento vinculado às atividades educacionais, esportivas ou culturais. A vedação expressa busca assegurar o cumprimento da finalidade pública, bem como os princípios da moralidade administrativa e da boa governança.

Com a inclusão do inciso IV ao §1º do art. 3º da lei, o programa passa a incorporar ferramentas digitais de controle, monitoramento e pagamento, alinhando-se às inovações tecnológicas e às boas práticas da administração pública.

Agência Assembleia

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

Programação celebra encerramento do ciclo de gestão prestigiando a arte maranhense

  Celebrando o fechamento de um ciclo marcado por realizações importantes para a modernização do…

12 horas ago

Pesquisa Encomendada pelo PT Nacional Mostrou Braide e Orleans na liderança para o Governo do MA

Uma pesquisa encomendada pela direção nacional do PT traçou cenários para as disputas de governador,…

19 horas ago

Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias

Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica Deputado Catulé Júnior…

1 dia ago

Cricielle Muniz encerra agenda em Brasília e debate conjuntura política com direção nacional do PT

A diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, encerrou sua agenda em Brasília nesta semana com uma…

1 dia ago

Ary Menezes acompanha obras de melhoria em estradas vicinais de Nova Olinda do Maranhão

O prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes, realizou uma visita técnica às obras…

2 dias ago

Maior programa de qualificação profissional consolida liderança política do deputado Davi Brandão e reposiciona Bacabal no debate sobre oportunidades

A consolidação do Qualifica Bacabal como o maior programa de qualificação profissional do município vai…

2 dias ago