Categories: Política

‘Revista Maranhão’ debate sobre dignidade menstrual e políticas públicas para mulheres

Advogada Sânya Aquino destaca desafios, avanços e a importância da informação para garantir direitos e dignidade feminina

Foi ao ar nesta segunda-feira (8), no programa ‘Revista Maranhão’, exibido pela TV Assembleia, uma entrevista com a advogada Sânya Aquino, membro da Comissão de Igualdade Racial e Direito das Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Maranhão (OAB-MA). Durante a conversa, ela destacou os desafios enfrentados pelas mulheres em relação à dignidade menstrual, saúde, informação e representatividade, reforçando a necessidade de políticas públicas eficazes e de uma mudança cultural na sociedade.

Durante a conversa com a apresentadora Keith Almeida, Sânya Aquino ressaltou a importância da informação como ferramenta de transformação e acesso a direitos. “Levar informação é um ponto de avanço, porque só temos como buscar direitos se tivermos informação. Sem informação, você não sabe o que é seu direito, onde buscar ou como fazer”, destacou.

Sânya Aquino relatou que em muitas regiões do estado, principalmente no interior, a falta de informação e de políticas públicas adequadas resulta em graves problemas de saúde, como o desconhecimento sobre dignidade menstrual e a não prevenção de alguns tipos de cânceres que acometem mulheres, por exemplo.

Dignidade

Sobre a dignidade menstrual, Sânya Aquino destacou a importância de quebrar tabus e falar abertamente sobre o tema. “Dignidade menstrual é algo que a gente precisa abraçar, desmistificar e quebrar esses tabus. Educação sexual na família não pode ser um tabu. Se teu filho ou teu neto não tem essa informação em casa, ele vai buscar onde? Como?”, indagou. 

Ela também comentou sobre o projeto de lei que institui a licença menstrual no país. “É uma lei que está em tramitação no Senado. Se aprovada, vai nos conceder a licença menstrual. Isso vai movimentar muita coisa, é um passo importante, porque posiciona o Brasil como uma nação empenhada em defender as mulheres. E tomara que isso seja assim”, disse.

Ela reforçou que a defesa dos direitos das mulheres vai muito além do combate à violência. “Muitas vezes as pessoas acham que defender as mulheres é apenas falar de violência, mas não. Quando você leva informação, está defendendo o direito dessas mulheres que, muitas vezes, não conhecem”, afirmou. 

O programa ‘Revista Maranhão’ é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

 Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos 

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

Iracema Vale destaca maturidade institucional e compromisso com o Maranhão na abertura dos trabalhos legislativos

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (02), a Assembleia Legislativa do Maranhão deu início aos…

16 horas ago

🚨 Escândalo em Cajari: Professores recebem abaixo do piso nacional e gestão do prefeito Constâncio é alvo de investigação do MPMA

A educação pública em Cajari vive um verdadeiro colapso. A folha de pagamento da Prefeitura…

2 dias ago

Aneel confirma bandeira verde para fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) trouxe um alívio para o bolso do consumidor…

2 dias ago

Falhas médicas e omissão resultam na morte de Maria Helena, 69 anos

Uma grave denúncia aponta que falhas médicas e até omissão de socorro culminaram na morte…

4 dias ago

Sessão Solene marcará, na segunda-feira, abertura dos trabalhos de 2026 da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa abrirá seus trabalhos parlamentares da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura na…

4 dias ago

SINDACS/TACS : pressiona Braide por cumprimento de lei e promessa de campanha, mas Prefeitura diz NÃO

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (SINDACS/TACS)…

5 dias ago