Entretenimento

Defesa Civil testou sistema de alerta por celular em quatro cidades do Maranhão

Moradores de São Luís, Imperatriz, Trizidela do Vale e Paço do Lumiar receberam um sinal sonoro e visual, em seus celulares, no sábado (14), por volta das 15h, para testar o Defesa Civil Alerta. Criado pela Secretaria da Defesa Civil Nacional (SEDEC), o sistema tem como objetivo alertar a população sobre desastres naturais, melhorar a prevenção e agilizar resposta a eventos extremos, como enchentes, deslizamentos e estiagens. O teste será aplicado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (CEPDCEMA) marcando o início do funcionamento da plataforma em todo o estado.

O sinal emitido terá duração de 15 segundos, semelhante ao som de telefone fora de área. Serão dois tipos de sons: contínuo (para situações consideradas extremas) e um bip (para situações menos severas). Junto com o sinal sonoro, aparecerá mensagem de texto, informando sobre a ocorrência (enchentes, alagamentos, deslizamentos, rompimento de barragem, onda de calor ou frio, chuvas intensas etc), orientando como agir e alertando para novas informações.


Devido à emissão ocorrer por antena telefônica, moradores de municípios próximos àqueles onde será aplicado o teste, também podem receber a mensagem. No caso da capital, quem mora na Raposa e São José de Ribamar pode vir a receber o alerta.

O sistema funcionará em celulares conectados às redes 4G e 5G, sem necessidade de cadastro prévio. Aarelhos compatíveis com a tecnologia e funcionalidade de alertas de emergência ativada, receberão o aviso, mesmo que estejam no modo silencioso. A escolha das cidades maranhenses segue cronograma da Defesa Nacional, que prioriza as capitais e regiões com grande incidência de desastres naturais.

“Com este teste, vamos avaliar a eficácia da ferramenta para alertar a população em situações de risco iminente”, pontua o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Sandro Amorim.

O sistema será operacionalizado pela Defesa Civil Estadual, a partir de informações meteorológicas repassadas pelo órgão nacional. Após avaliação, o órgão estadual define pelo envio dos alarmes, que chegará a todos os residentes da área identificada como de risco. Essa fase de testes permitirá identificar eventuais ajustes antes da ampliação do sistema para outras localidades do estado, informa o coronel Sandro Amorim.

O Defesa Civil Alerta é inspirado em plataformas utilizadas nos Estados Unidos, Japão e países da Europa. O sistema brasileiro já está em operação nos estados do Sul e Sudeste.

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

Val Cunha busca novos investimentos para Infraestrutura de Serrano do Maranhão

A prefeita de Serrano do Maranhão, Val Cunha (PL), esteve nesta terça-feira (03) em São…

4 horas ago

NOTA PÚBLICA

Diante da decisão do Partido Socialista Brasileiro, informo que, para a regularização da atuação parlamentar…

7 horas ago

Iracema Vale destaca maturidade institucional e compromisso com o Maranhão na abertura dos trabalhos legislativos

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (02), a Assembleia Legislativa do Maranhão deu início aos…

1 dia ago

🚨 Escândalo em Cajari: Professores recebem abaixo do piso nacional e gestão do prefeito Constâncio é alvo de investigação do MPMA

A educação pública em Cajari vive um verdadeiro colapso. A folha de pagamento da Prefeitura…

2 dias ago

Aneel confirma bandeira verde para fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) trouxe um alívio para o bolso do consumidor…

2 dias ago

Falhas médicas e omissão resultam na morte de Maria Helena, 69 anos

Uma grave denúncia aponta que falhas médicas e até omissão de socorro culminaram na morte…

5 dias ago