Entretenimento

Defesa Civil testou sistema de alerta por celular em quatro cidades do Maranhão

Moradores de São Luís, Imperatriz, Trizidela do Vale e Paço do Lumiar receberam um sinal sonoro e visual, em seus celulares, no sábado (14), por volta das 15h, para testar o Defesa Civil Alerta. Criado pela Secretaria da Defesa Civil Nacional (SEDEC), o sistema tem como objetivo alertar a população sobre desastres naturais, melhorar a prevenção e agilizar resposta a eventos extremos, como enchentes, deslizamentos e estiagens. O teste será aplicado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (CEPDCEMA) marcando o início do funcionamento da plataforma em todo o estado.

O sinal emitido terá duração de 15 segundos, semelhante ao som de telefone fora de área. Serão dois tipos de sons: contínuo (para situações consideradas extremas) e um bip (para situações menos severas). Junto com o sinal sonoro, aparecerá mensagem de texto, informando sobre a ocorrência (enchentes, alagamentos, deslizamentos, rompimento de barragem, onda de calor ou frio, chuvas intensas etc), orientando como agir e alertando para novas informações.


Devido à emissão ocorrer por antena telefônica, moradores de municípios próximos àqueles onde será aplicado o teste, também podem receber a mensagem. No caso da capital, quem mora na Raposa e São José de Ribamar pode vir a receber o alerta.

O sistema funcionará em celulares conectados às redes 4G e 5G, sem necessidade de cadastro prévio. Aarelhos compatíveis com a tecnologia e funcionalidade de alertas de emergência ativada, receberão o aviso, mesmo que estejam no modo silencioso. A escolha das cidades maranhenses segue cronograma da Defesa Nacional, que prioriza as capitais e regiões com grande incidência de desastres naturais.

“Com este teste, vamos avaliar a eficácia da ferramenta para alertar a população em situações de risco iminente”, pontua o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Sandro Amorim.

O sistema será operacionalizado pela Defesa Civil Estadual, a partir de informações meteorológicas repassadas pelo órgão nacional. Após avaliação, o órgão estadual define pelo envio dos alarmes, que chegará a todos os residentes da área identificada como de risco. Essa fase de testes permitirá identificar eventuais ajustes antes da ampliação do sistema para outras localidades do estado, informa o coronel Sandro Amorim.

O Defesa Civil Alerta é inspirado em plataformas utilizadas nos Estados Unidos, Japão e países da Europa. O sistema brasileiro já está em operação nos estados do Sul e Sudeste.

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

Reunião da alta cúpula da PMMA reforça unidade e integração entre os coronéis

A alta cúpula da Polícia Militar do Maranhão demonstrou mais uma vez sua coesão e…

8 horas ago

NOTA DOS PARLAMENTARES ESTADUAIS DO PSB-MA

Os deputados estaduais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Maranhão se reuniram, nesta terça-feira (06),…

8 horas ago

Celso Dias e Aluísio Mendes articulam novos convênios para fortalecer o esporte no Maranhão

O secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Celso Dias, esteve em Brasília na…

9 horas ago

Assembleia aprova diretrizes para incentivo à inserção de mulheres no mercado digital

Proposta objetiva promover a igualdade de oportunidades, o empoderamento econômico feminino e a inovação tecnológica…

13 horas ago

NOTA – Assembleia se pronuncia sobre decisão do ministro Flávio Dino em ação no STF

Diante do despacho proferido pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), relativo à…

19 horas ago

Celso Dias dialoga com classe esportiva maranhense

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão (Sedel), sob a gestão do…

21 horas ago