Categories: Política

Câmeras inteligentes é proposta para garantir mais segurança nos terminais de ônibus em São Luís

O vereador Edson Gaguinho (PL) apresentou o Projeto de Lei Ordinária 0067/2025, que propõe a obrigatoriedade da instalação de câmeras inteligentes em todos os terminais de integração de ônibus da cidade. Pelo texto, os equipamentos terão sistemas de reconhecimento facial. O projeto, que tramita na Câmara Municipal de São Luís, pretende combater a criminalidade, melhorar a segurança pública e garantir mais proteção aos cidadãos que utilizam o transporte coletivo.

De acordo com a proposta, todas as dependências dos terminais de ônibus, como entradas, saídas, bilheteiras e plataformas de embarque e desembarque, deverão contar com câmeras equipadas com tecnologia de reconhecimento facial. Gaguinho defende que essas câmeras vão prevenir e combater crimes, como furtos, assaltos e até homicídios, que frequentemente ocorrem nessas áreas de grande circulação de pessoas.

“A instalação de câmeras inteligentes nos terminais de ônibus vai aumentar a segurança de quem usa o transporte público. Além de prevenir crimes, estes equipamentos vão ajudar a localizar criminosos foragidos e até pessoas desaparecidas. Nosso objetivo é proporcionar mais tranquilidade para os cidadãos, que não podem mais viver com medo enquanto utilizam o transporte coletivo”, afirmou o vereador.

O projeto prevê ainda que, as câmeras possam ser conectadas com órgãos de segurança pública para ajudar na captura de criminosos procurados, além de auxiliar na investigação de casos de assédio ou abuso sexual. Além disso, as imagens poderão ser utilizadas para localizar pessoas desaparecidas, possibilidade que será de grande ajuda, especialmente àqueles que têm parentes ou amigos nesta condição.

Em relação à privacidade dos cidadãos, o projeto assegura que o uso dos dados biométricos, provenientes do reconhecimento facial, será feito de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja, as informações não poderão ser compartilhadas com terceiros, exceto em situações específicas relacionadas à segurança pública e investigação criminal.

O Projeto de Lei Ordinária 0067/2025 ainda passará por análise nas comissões da Câmara Municipal, antes de ser votado pelos vereadores. Aprovado, o projeto poderá transformar a segurança nos terminais de ônibus de São Luís, proporcionando um ambiente mais seguro para passageiros e trabalhadores do transporte público.

Segurança e tecnologia

O aumento do uso de tecnologias de reconhecimento facial tem sido bastante utilizados para segurança das populações nas grandes e pequenas cidades. Algo que o projeto tem como prioridade, especialmente em áreas públicas e de grande circulação como os terminais de integração de ônibus, onde muitas pessaos circulam.

“A presença de câmeras com reconhecimento facial vai dificultar a ação desses bandidos, pois eles saberão que podem ser identificados rapidamente”, observa o vereador.

Além de prevenir crimes e auxiliar na localização de criminosos foragidos, o projeto também promete ajudar na rápida identificação de vítimas e testemunhas de ocorrências. O sistema será uma ferramenta relevante no enfrentamento da violência e na garantia da segurança no transporte público da capital. Neste sentido, a tecnologia é um grande aliado da segurança pública”, concluiu o vereador Edson Gaguinho.

Fonte: ASCOM

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

Iracema Vale destaca maturidade institucional e compromisso com o Maranhão na abertura dos trabalhos legislativos

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (02), a Assembleia Legislativa do Maranhão deu início aos…

22 horas ago

🚨 Escândalo em Cajari: Professores recebem abaixo do piso nacional e gestão do prefeito Constâncio é alvo de investigação do MPMA

A educação pública em Cajari vive um verdadeiro colapso. A folha de pagamento da Prefeitura…

2 dias ago

Aneel confirma bandeira verde para fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) trouxe um alívio para o bolso do consumidor…

2 dias ago

Falhas médicas e omissão resultam na morte de Maria Helena, 69 anos

Uma grave denúncia aponta que falhas médicas e até omissão de socorro culminaram na morte…

4 dias ago

Sessão Solene marcará, na segunda-feira, abertura dos trabalhos de 2026 da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa abrirá seus trabalhos parlamentares da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura na…

5 dias ago

SINDACS/TACS : pressiona Braide por cumprimento de lei e promessa de campanha, mas Prefeitura diz NÃO

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (SINDACS/TACS)…

6 dias ago