Categories: Política

STF decide que jornal será culpado por entrevistas em caso de má-fé

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (20), em Brasília, reformular a tese do julgamento no qual a Corte admitiu a responsabilização de veículos de imprensa pela publicação de entrevistas nas quais sejam imputadas declarações falsas a terceiros. 

Em novembro de 2023, o STF admitiu a responsabilização das empresas jornalísticas nos casos em que ficar configurada a má-fé na divulgação de declarações falsas de um entrevistado. 

Após a decisão, entidades de defesa da liberdade de imprensa pediram ao Supremo ajustes no entendimento para evitar brechas para a censura por meio de decisões judiciais. 

Na decisão proferida hoje, os ministros ajustaram a tese de julgamento para excluir a possibilidade de responsabilização no caso de declarações falsas de entrevistados durante entrevistas ao vivo.

Os ministros também decidiram que empresas jornalísticas devem retirar das plataformas digitais entrevistas com declarações falsas. A medida deverá ser cumprida mediante remoção por conta própria (de ofício) ou notificação da vítima e vale para a reprodução de reportagens com acusações falsas replicadas nas redes sociais. 

Durante o julgamento, o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou que as empresas jornalísticas só vão responder por danos morais em caso de má-fé ou negligência na apuração de veracidade dos fatos

“O veículo só é responsabilizado por entrevista dada por terceiro em caso de dolo e culpa grave. Em regra geral, o veículo não é responsabilizado por entrevista dada por terceiro”, afirmou.

Processo

A decisão do Supremo foi baseada em ação na qual o ex-deputado federal Ricardo Zarattini Filho processou o jornal Diário de Pernambuco por danos morais, em função de uma reportagem publicada em 1995.

Na matéria jornalística, o político pernambucano Wandenkolk Wanderley afirmou que Zarattini, morto em 2017, foi responsável por um atentado a bomba no aeroporto do Recife, em 1966, durante a ditadura militar.

Ao recorrer à Justiça, a defesa de Ricardo Zarattini disse que Wandenkolk fez acusações falsas e a divulgação da entrevista gerou grave dano à sua honra. Segundo a defesa, o jornal reproduziu afirmação falsa contra Zarattini e o apresentou à opinião pública como criminoso.

O Diário de Pernambuco alegou no processo que a publicação da entrevista se deu no âmbito da liberdade de imprensa, protegida pela Constituição.

O jornal foi condenado – em primeira instância – ao pagamento de indenização de R$ 700 mil. Em seguida, o Tribunal de Justiça de Pernambuco anulou a condenação do jornal e entendeu que o periódico apenas reproduziu as falas de Wandenkolk Wanderley e não fez qualquer acusação a Zarattini. 

all

Share
Published by
all

Recent Posts

Eleição da Federação Maranhense de Basquetebol é suspensa em meio a denúncias e crise de gestão

A eleição para a presidência da Federação Maranhense de Basquetebol (FMB), prevista para ocorrer na…

17 horas ago

Maranhão amplia capacidade de tratamento contra o câncer com inauguração do Centro de Radioterapia do Hospital de Oncologia do Maranhão, em São Luís

A partir desta quinta-feira (11), o Maranhão amplia sua capacidade de tratamento a pacientes com…

1 dia ago

Servidor solicita à Câmara convocação de secretários da Prefeitura de São Luís sobre violação da Lei do Teto

O servidor aposentado João Pinheiro Araújo oficiou à Câmara Municipal nesta quinta-feira (11) um pedido…

1 dia ago

Deputado Claudio Cunha recebe título de Cidadão Imperatrizense

O deputado estadual Claudio Cunha (PL) foi homenageado pela Câmara Municipal de Imperatriz com o…

2 dias ago

Adelmo Soares destaca liderança de Iracema Vale, ações do governo e avanços em Caxias

O deputado estadual Adelmo Soares (PSB) comentou o cenário político estadual durante entrevista, na manhã…

2 dias ago

Como votaram os deputados do Maranhão no Projeto de Lei da Dosimetria que reduz a pena de Bolsonaro

Na ultima terça-feira, 9, A Câmara dos Deputados aprovou o PL da Dosimetria, que propõe…

2 dias ago