Categories: Política

Programa ‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu

Empreendedorismo, sustentabilidade e justiça social se encontram na trajetória de Cornélia Rodrigues, a Nelinha do Babaçu. Ex-quebradeira de coco, filha de lavrador e referência internacional no empreendedorismo feminino negro, ela foi a entrevistada do programa ‘Toda Mulher’, exibido na quarta-feira (11), e compartilhou uma história marcada por luta, resistência e compromisso com a vida. O reconhecimento de sua caminhada ultrapassa fronteiras e ganhou também o Carnaval, ao se tornar tema da escola de samba Favela do Samba, de São Luís.

Natural do Maranhão, Nelinha começou a trabalhar ainda criança, aos 11 anos, como empregada doméstica e cozinheira, em busca de melhores condições para a família. Anos depois, transformou a vivência com o babaçu em um projeto de impacto social. Hoje, ela é sócia de uma empresa que desenvolve produtos derivados do coco babaçu, como farinha de mesocarpo, leite e creme, gerando renda para comunidades locais e promovendo a preservação ambiental.

Durante a entrevista, Nelinha destacou a importância histórica das quebradeiras de coco para a economia do Maranhão e denunciou o apagamento dessa contribuição ao longo do tempo. “É como se, de alguma forma, quisessem apagar uma história do Maranhão, e o protagonismo dessa história sempre foi das mulheres. Se não fossem elas, essa resistência não teria acontecido”, afirmou.

Ela lembrou que, por décadas, as mulheres foram responsáveis por manter uma cadeia produtiva fundamental para o estado. “Nos anos 1960, o Maranhão era um estado tão promissor quanto Rio de Janeiro ou São Paulo porque existia um produto entregue pelas mulheres. Elas eram responsáveis desde a coleta até a entrega das amêndoas para as fábricas”, ressaltou.

Nelinha também chamou atenção para a falta de reconhecimento do trabalho das quebradeiras como profissão. “Por que uma mulher que, com as mãos, é capaz de tirar frutos perfeitos, manter a floresta em pé e produzir com excelência, não é reconhecida como profissional?”, questionou. Segundo ela, essas mulheres dominam saberes ancestrais que envolvem manejo sustentável, preservação ambiental e produção consciente.

Ao falar sobre o babaçu, a empreendedora destacou o potencial integral do fruto. “O babaçu é o único do planeta em que tudo se transforma. Ele nasce, alimenta animais, ajuda na construção de casas, regenera o solo e gera produtos para diversas áreas, da alimentação à construção civil”, explicou. Para Nelinha, o fruto simboliza a relação equilibrada entre natureza e desenvolvimento humano.

Reconhecida como embaixadora da Brazil Conference 2025, realizada em Harvard, Nelinha defende que o combate à fome e à desigualdade passa pela valorização dos saberes locais. “Eu acredito muito mais em distribuir oportunidades do que apenas cestas básicas. A terra tem potencial de transformar vidas, e o babaçu é prova disso”, afirmou.

Ao se tornar tema de escola de samba, Nelinha do Babaçu vê sua história ganhar novos palcos e reforçar uma mensagem coletiva. A trajetória que começou nos babaçuais do Maranhão hoje inspira mulheres, movimenta economias locais e reafirma o papel das quebradeiras de coco como guardiãs da floresta, da cultura e do futuro.

O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado por Márcia Carvalho, vai ao ar todas as quartas-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), com reprise na programação da emissora. A atração também pode ser vista pelo canal do Youtube.

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

Governo brasileiro propõe à Casa Branca 2ª quinzena de março para visita de Lula aos EUA

O governo brasileiro sugeriu a segunda quinzena de março como possível data para a viagem…

48 minutos ago

Eric Costa repercute iniciativa do governo que promove qualificação de conselheiros tutelares

Na sessão plenária desta quarta-feira (11), o deputado Eric Costa (PSD) repercutiu o programa do…

17 horas ago

Prefeitura de São Luís: milhões para viagens individuais enquanto ônibus seguem em crise

O Portal da Transparência da Prefeitura de São Luís mostra que, em dezembro de 2025,…

1 dia ago

Assembleia Legislativa elege nova composição da CCJ

A Assembleia Legislativa elegeu, nesta terça-feira (10), os novos membros da Comissão de Constituição, Justiça…

2 dias ago

Governo do Maranhão garante reajuste de 10% para professores em 2026 e amplia investimentos na valorização da categoria

Percentual é quase o dobro do reajuste do piso nacional e supera reajuste estadual do…

2 dias ago