Categories: Política

Ministro Fux vota e faz 9 para Iracema Vale e 0 Othelino Neto no julgamento da eleição da Alema

O julgamento que discute a validade da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) teve uma nova movimentação. O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia retirado, em junho, o pedido de destaque que levaria o julgamento para plenário presencial, depositou seu voto no plenário virtual, nesta terça-feira, 18, acompanhando integralmente o entendimento da relatora, ministra Cármen Lúcia. Com isso, a votação chega a 9 a 0 pela legitimidade da recondução de Iracema Vale à presidência da Casa. O encerramento oficial da sessão virtual está previsto para o dia 25 de novembro.

O caso é analisado no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo partido Solidariedade, que contestou o critério de idade utilizado como forma de desempate na eleição da Mesa Diretora. A análise começou em sessão virtual realizada entre 30 de maio e 6 de junho de 2025. Na ocasião, ministros como Alexandre de Moraes, André Mendonça, Cristiano Zanin e Flávio Dino já haviam acompanhado o voto da relatora, que considerou constitucional a eleição de Iracema Vale.

No dia 9 de junho, quando a votação caminhava para se encerrar com maioria formada por oito votos a favor da manutenção da eleição, o ministro Luiz Fux apresentou pedido de destaque. Desta forma, o julgamento no plenário virtual foi suspenso e deslocou o caso para análise no plenário físico do Supremo, sem anular ou reiniciar os votos já proferidos.

Diferentemente do pedido de vista, o destaque não representa discordância nem questionamento técnico sobre os votos já lançados. É um mecanismo que desloca o julgamento para deliberação presencial, preservando integralmente o posicionamento dos ministros que já haviam se manifestado. Assim, quando o julgamento fosse retomado, seguiria exatamente do ponto em que foi interrompido.

No entanto, o cenário avançou com a inclusão do processo na Lista de Julgamento Virtual nº 209-2025.CL, marcada para ocorrer de 14 a 25 de novembro. Antes da abertura da nova sessão, o pedido de destaque de Fux foi cancelado, permitindo que o caso retornasse ao plenário virtual. Com a retirada do destaque, restava a manifestação de Fux. A expectativa encerrou nesta terça-feira, 17, com o voto do ministro somando-se à grande maioria.

Agora, com nove votos favoráveis, o placar indica confirmação integral da decisão que valida a recondução de Iracema Vale à presidência da Alema.

Falta apenas o voto do ministro Edson Fachin, uma vez que Luís Roberto Barroso já se aposentou.

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

Iracema Vale é condecorada com a mais alta honraria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região

Parlamentar ressaltou a relevância da homenagem em sua trajetória pessoal e profissional Iracema Vale recebeu…

10 horas ago

Deputado Wellington cobra da Prefeitura de Timbiras explicações sobre recursos da educação e situação de escolas de taipa

“Vamos acabar com as escolas de taipas de Timbiras”, diz Deputado Wellington ao realizar fiscalização…

11 horas ago

Deputado Eric Costa Recebe Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Barra do Corda

O Deputado Eric Costa recebeu, com grande honra, uma moção de aplausos na Câmara Municipal…

12 horas ago

Davi Brandão destaca trabalho do governo estadual e da Prefeitura de Bacabal

Ele falou, também, sobre o trabalho do secretário de Estado de Assuntos Municipais, Orleans Brandão…

1 dia ago

Festival Reentrâncias reúne arte e intercâmbio cultural

No extremo Norte do Maranhão, onde o estado faz divisa com o Pará, Carutapera se…

1 dia ago

Leis de Astro de Ogum e Álvaro Pires seguem ignoradas e agravam crise no transporte em São Luís

Duas legislações aprovadas pelo Legislativo municipal da capital maranhense, o Projeto de Lei nº 044/2022…

1 dia ago