A mudança no comando do PSB no Maranhão consolidou a tensão interna entre o grupo político do ministro do STF Flávio Dino e do governador Carlos Brandão (foto). A senadora Ana Paula Lobato, aliada de Dino, assumiu a presidência estadual da legenda no lugar da deputada estadual Iracema Vale, que integra o núcleo político do atual chefe do Executivo.
A troca de comando ocorreu um dia após Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar que a Polícia Federal investigue irregularidades na escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).
Como temos mostrado, a ação de Dino de manter a ação direta de inconstitucionalidade sobre o tema contrariou pareceres da Procuradoria-Geral da República e da Advocacia-Geral da União, que haviam considerado inconstitucional a ação.
A movimentação no partido e no Judiciário é interpretada por aliados de Brandão como parte de uma estratégia do grupo ligado a Dino para retomar protagonismo na política local. A interlocutores, o ministro do STF Flávio Dino tem dito que atualmente seu foto em assuntos mais relevantes, como, por exemplo, as tentativas de intervenções do governo dos Estados Unidos nas ações do Poder Judiciário.
Essa mudança no comando do PSB também deve provocar uma debandada de aliados de Brandão. A previsão é de que deixem a legenda: pelo menos 10 deputados estaduais; 19 prefeitos; 28 vice-prefeitos e 259 vereadores.
Sem destino partidário definido, Brandão tem mantido diálogo com lideranças nacionais em busca de uma nova legenda. A permanência no PSB, segundo interlocutores, tornou-se inviável diante da condução do partido no estado.
O desgaste entre os dois grupos aumentou com uma manifestação política recente de Dino. Durante palestra em São Luís, o ministro sugeriu uma chapa para a eleição de 2026, mencionando o nome do vice-governador Felipe Camarão como possível candidato ao governo e sugerindo uma vice.
Ao discursar para o curso de Direito da UNDB, Dino também apontou a professora Teresa Helena Barros como um bom quadro para uma chama majoritária. A professora é de família tradicional e ligada à política da cidade de Lago da Pedra, na região central do Estado.
“É uma alegria te ver [na palestra], Felipe, e em nome dessa amizade quero te dar uma sugestão: ponha a Teresa de vice-governadora porque vai ficar imbatível, a mulher é popular, viu?”, afirmou Dino.
Via: O Antagonista
Em clima de Natal, a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, divulgou uma mensagem…
O evento acontece no dia 31 de dezembro, na Casa dos Smiths, em São Luís,…
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta terça-feira (23),…
A vice-prefeita do município de Cedral, no Maranhão, volta a ser alvo de questionamentos que…
A Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA)…
Para ampliar as ações de apoio aos municípios, o Governo do Estado lançou o Programa…