Política

Projeto de autoria da Professora Magnólia, prioriza inclusão para pessoas com Síndrome de Down assegurando rede de apoio na saúde

Mais inclusão e acesso a serviços para pessoas com Síndrome de Down. Esta é o objetivo do Projeto de Lei nº 0122/2025, de autoria da vereadora Professora Magnólia, apresentado na Câmara Municipal de São Luís. O texto institui o programa ‘Down Abraço’, voltado para o atendimento integral deste segmento da população, na capital. A proposta oferece uma ampla rede de serviços terapêuticos, assistenciais e educacionais.

Segundo o projeto, o ‘Down Abraço’ tem como pilares o acolhimento fraterno, o apoio às famílias e a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários. Entre os serviços previstos estão terapia ocupacional, fonoaudiologia, atendimento psicológico, estimulação precoce, apoio pedagógico, emissão da Carteira Municipal da Pessoa com Síndrome de Down e assistência social.

“A proposta do ‘Down Abraço’ nasceu do diálogo com famílias e especialistas que lidam diariamente com os desafios enfrentados por pessoas com Síndrome de Down. Nosso objetivo é garantir que elas tenham acesso a um atendimento humanizado, de qualidade, que respeite suas especificidades e promova sua plena inclusão”, destacou a vereadora Professora Magnólia.

Além da oferta direta de serviços, o programa prevê ações de capacitação para os profissionais envolvidos, a criação de parcerias com entidades públicas e privadas e a realização de estudos periódicos sobre a realidade da população com Síndrome de Down na capital maranhense.

“O poder público tem a responsabilidade de enxergar essas pessoas não apenas como estatísticas, mas como cidadãos com direitos. O ‘Down Abraço’ tem base em dados, avaliações de impacto e melhoria constante para esta população. É um compromisso que devemos ter, com a atenção e cuidado contínuos com os que mais precisam de apoio”, enfatizou a parlamentar.

O projeto estabelece ainda que os serviços serão prestados por profissionais qualificados, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e poderão ser acessados por meio de encaminhamento médico.

“Estamos construindo uma São Luís mais justa, mais humana e mais preparada para acolher todas as suas crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down. O ‘Down Abraço’ é um gesto de amor e responsabilidade social”, concluiu.

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

Camarote Ilha vai animar a Litorânea com grandes atrações e surpresas no Carnaval

O Camarote Ilha já se tornou um dos assuntos mais comentados da temporada de carnaval…

4 horas ago

Prefeitura de São Luís é obrigada pela Justiça a pagar aluguel social para 17 família

Obras da prefeitura na altura do Lítero vão jogar um volume ainda maior de água…

7 horas ago

Em evidência: Natassia Weba se destaca frente a SECTI

À frente da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a secretária Natassia…

1 dia ago

Arnaldo Melo solicita Carreta da Mulher Maranhense para diversos municípios maranhenses

Deputado apresentou Indicações solicitando ao Governo do Estado a inclusão desse importante serviço em cidades…

1 dia ago

Desa. Maria Da Graça mantém prisão do prefeito Paulo Curió e demais investigados por desvio de R$ 56 milhões

A desembargadora Maria da Graça Amorim, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do…

2 dias ago

Promotores do ministério público pedem exoneração coletiva das suas funções no GAECO

após parecer favorável à soltura de investigados em Turilândia Neste domingo (11), os 10 (dez…

2 dias ago