A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram nesta semana a Operação Sem Desconto, com o objetivo de investigar um esquema de descontos associativos indevidos aplicados em aposentadorias e pensões por todo o país.
Entenda o caso:
• A operação cumpre 211 mandados judiciais, entre buscas, apreensões, sequestros de bens e prisões, em diversos estados, incluindo o Maranhão e o Distrito Federal.
• Estima-se que, entre 2019 e 2024, mais de R$ 6,3 bilhões foram indevidamente cobrados de aposentados e pensionistas.
• Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documentos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O INSS e o Maranhão
Apesar do Maranhão estar entre os estados citados na operação, não houve envolvimento direto de nenhuma unidade do INSS no estado. A única citação relacionada ao Maranhão diz respeito a uma instituição representativa, sem relação operacional com o Instituto.
Afastamentos e postura institucional
Até o momento, seis servidores públicos foram afastados de suas funções, incluindo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto e da própria Policia Federal. O afastamento é uma medida cautelar, e não compromete o funcionamento ou a credibilidade da instituição.
A instituição é formada por servidores públicos comprometidos com o interesse coletivo, e que está cooperando integralmente com as autoridades responsáveis pelas investigações.
“O INSS é uma instituição independente, formada por servidores comprometidos com o interesse público. O afastamento de pessoas investigadas é uma medida de praxe e não interfere no atendimento nem nas garantias dos segurados.”
Apesar de ser citado, informações dos bastidores informam que houve intervenção de uma entidade representativa de classe que se localiza no Maranhão, mas sem qualquer vinculação institucional ou de servidores do estado.
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) vive um momento de instabilidade, sob intervenção judicial após…
Neste domingo, 21 de setembro, durante a passagem do secretário municipalista Orleans Brandão pela cidade…
A Assembleia Legislativa lamenta a morte do ex-deputado estadual e grande líder religioso Pastor Cavalcante,…
Evento foi realizado no Parque Folclórico da Vila Palmeira Uma noite para louvar a Deus.…
O secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou na noite desta quinta-feira (18)…
O deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) voltou a apontar incoerências do grupo de oposição na…