Categories: Política

Câmara de São Luís votará em maio adequação da eleição da Mesa Diretora à decisão do STF

A medida, segundo o presidente da Casa, visa adequar o processo para a escolha da nova Mesa Diretora ao entendimento do STF

FOTO: Fabrício Cunha

O presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PSB), anunciou que incluirá na pauta de votações do mês de maio um projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal (PELOM) que trata da nova eleição para a Mesa Diretora referente ao biênio 2027-2028.

A proposta, segundo o presidente do Legislativo, vai permitir adequar o regimento interno da Casa ao entendimento fixado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional regra que permitia a eleição antecipada dos integrantes da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada legislatura.

“É um tema que já foi discutido em todo o âmbito nacional e pela decisão do STF na ADI 7733, que apreciou o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, as eleições [da Mesa Diretora] poderão ser realizadas a partir de outubro do ano posterior ao início do mandato”, frisou.

Para que isso ocorra, Paulo Victor explicou que era necessário modificar a Lei Orgânica antes da alteração do instrumento que estabelece as regras e normas de funcionamento da instituição. “Para que se modifique essa eleição, que ocorreria em abril do ano que vem, será necessário modificar, primeiro, a Lei Orgânica, com um total de 21 votos dos vereadores”, esclareceu.

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 22, explicou ainda que o processo da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) é totalmente diferente ao da Câmara de São Luís. “O processo da ALEMA é bem distinto do processo da Casa e não se aplica ao nosso caso específico, porque eles [deputados] anteciparam. Nós não vamos antecipar, vamos adequar o Regimento ao entendimento do STF sobre o período prudente a realizar as eleições a partir de outubro de 2026”, completou.

Tema será pautado em maio

Ao concluir o discurso, Paulo Victor disse que irá pautar a proposta já a partir do mês de maio. Segundo ele, a matéria entrará em discussão e cumprirá interstício, conforme acordo com a Comissão de Constituição e Justiça, que tem um alinhamento e uma discussão em termos de especificação sobre o tema.

“Então, de fato, essa matéria entrará em discussão e cumprirá interstício. Eu, inclusive, convoquei a Comissão de Constituição e Justiça que tem um alinhamento e uma discussão em termos de especificação sobre esse assunto. Por isso já pré-anunciando os vereadores, que esse tema será apreciado agora no mês de maio”, completou.

REDAÇÃO: JORNALISTA ISAIAS ROCHA

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira
Tags: POLITICA

Recent Posts

Brandão deve expor a Lula perseguição política e falsas narrativas criadas por dinistas no Maranhão

Dinistas tentam criar nova narrativa política Mais uma vez, o grupo dinista tenta construir uma narrativa política voltada não…

17 horas ago

Governo do Estado inaugura Restaurante Popular de número 200, em São Luís

O Maranhão atingiu a um marco histórico na política de segurança alimentar: a inauguração do…

21 horas ago

Iracema Vale participa da abertura da campanha Maranhão Rosa

Iniciativa do Governo do Estado é em alusão ao mês de conscientização e prevenção ao…

1 dia ago

Assembleia homenageia personalidades em sessão solene

Os homenageados foram Raul Cancian Mochel, Anna Graziella Neiva Costa e Antônio Augusto Moura da…

2 dias ago

Aprovado PL de Eric Costa que cria Dia Estadual dos Serviços e Soluções Extrajudiciais nos Cartórios

A proposição visa reconhecer a importância dos cartórios extrajudiciais na oferta de serviços essenciais à…

3 dias ago

Crescimento de Orleans Brandão na disputa pelo governo é o revela Instituto Opinião

A disputa pelo Governo do Maranhão começa a esquentar. A última pesquisa divulgada pelo conceituado…

3 dias ago