Categories: Política

Justiça de SP determina aborto legal em casos de stealthing

Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ordenou que o Centro de Referência da Saúde da Mulher realize abortos legais em casos que resultem em gestações por causa da retirada sem consentimento do preservativo durante a relação sexual.

A juíza Luiza Barros Rozas Verotti reconheceu que a prática, conhecida como stealthing, é uma violência sexual análoga ao estupro

Além do estupro, a legislação autoriza a interrupção da gravidez nos casos de risco de morte da gestante e de anencefalia fetal, ou seja, de má-formação do cérebro do feto.

A magistrada também destacou que a falta de unidade de saúde de referência pode realização do procedimento representa “risco de inúmeras gestações indesejadas decorrentes de violência sexual prosseguirem, com drásticas consequências à saúde física e mental da mulher”. 

A decisão atendeu a uma ação popular iniciada pela Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa de São Paulo. A ação ainda não tem data prevista para julgamento.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) informou que não foi notificada da decisão e, tão logo isso ocorra, cumprirá integralmente os termos da liminar.
 
A pasta ressalta que para ter acesso aos serviços de interrupção da gravidez nos casos previstos em lei, basta procurar diretamente uma unidade de saúde habilitada e apresentar um documento com foto.  

O que é stealthing

O stealthing, que significa furtivo em português, é quando alguém retira o preservativo propositalmente durante o ato sexual, sem consentimento da parceira ou do parceiro. É uma prática considerada crime pelo Código Penal desde 2009. 

“Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima”, diz a lei. 

A pena é de reclusão de dois a seis anos

Se o crime é cometido para obter vantagem econômica, é aplicada multa também. 

all

Share
Published by
all

Recent Posts

Deputado Adelmo Soares promove duas grandes ações em Caxias: Caravana do HandebolMaranhense e segunda etapa do Programa Mototáxi Valorizado

O deputado estadual Adelmo Soares realizou, nesta semana, duas importantes ações em Caxias,reforçando seu compromisso…

4 horas ago

Assembleia concede Medalha do Mérito Legislativo ‘Terezinha Rego’ a educadores

Foram homenageados o educador e divulgador científico Genilson Vieira Martins e a professora Daniely Gaspar…

3 dias ago

Saiba quem o pivô do pedido de impeachment do prefeito É próprio Prefeito

Se vier a ser apreciado, o impeachment do prefeito Eduardo Braide (PSD) vai envolver um…

4 dias ago

Aprovada lei de Catulé Júnior que regulamenta normas de segurança no turismo do Maranhão

Para o parlamentar, o estado precisava de diretrizes claras que assegurassem proteção tanto para turistas…

4 dias ago