Exposição coletiva Sem Título inaugura novo espaço cultural no Centro Histórico.

Exposição Sem título, dia 29 deste mês, reúne trabalhos de quatro artistas em diálogo numa exposição relâmpago, das 15h às 21h no Centro.

Abre no sábado e encerra no domingo a exposição relâmpago Sem Título, marcando a inauguração da Galeria Um Quarto de Meia Morada, novo espaço cultural no Centro Histórico de São Luís. A exposição reúne o trabalho de quatro artistas brasileiros: Dinho Araújo, Lulu Elar e Maria Mazzillo; que colocam suas produções artísticas em diálogo através de diferentes linguagens.

As artistas cariocas Dyonne Boy e Maria Mazzillo apresentam nesta exposição colagens e trabalhos multi linguagens, desenvolvidos durante suas respectivas pesquisas de doutorado vinculadas ao Programa de Pós Graduação Artes da Cena, da Escola de Comunicação da UFRJ. Os artistas maranhenses Dinho Araújo e Lulu Elar apresentam uma série de fotografias e objetos, parte de suas respectivas produções artísticas da última década. A exposição com trabalhos dos quatro artistas propõe fomentar o diálogo entre diferentes poéticas, práticas artísticas e perspectivas da arte contemporânea. Os quatro artistas são também os curadores da mostra. Assumindo o papel de artistas-curadores, exercem a transversalidade do pensamento de criação de obra e mostra de arte, que sempre caminharam juntas.

O nome Sem Título escolhido para a exposição é uma referência a nomeação de diversas obras da historiografia da arte mundial que não receberam um título próprio e são nomeadas como obras “sem título” em suas descrições técnicas. Os títulos das obras de arte podem tanto sugerir sua interpretação ou restringi-la. Não nomear uma obra de arte – nesse caso uma exposição – é também uma forma de reforçar a autonomia do público na forma de experimentar e se relacionar com a arte.

Sem Título é uma exposição realizada sem financiamento institucional, uma iniciativa viabilizada pelos seus realizadores.