Acadêmicos de Direito visitam instalações da Alema

Visita de acadêmicos de Direito à Assembleia Legislativa do Maranhão
Visita de acadêmicos de Direito à Assembleia Legislativa do Maranhão

Durante a visita, os estudantes percorreram os principais setores do Palácio Manuel Beckman

Estudantes do curso de Direito da Faculdade Estácio São Luís visitaram, na tarde desta terça-feira (7), as dependências da Assembleia Legislativa do Maranhão. Os alunos, do 7º ao 10° período da graduação, puderam conhecer mais de perto as rotinas administrativas e parlamentares desenvolvidas pela Casa do Povo.

Durante a visita, os estudantes percorreram os principais setores do Palácio Manuel Beckman, como o Plenário Nagib Haickel, Sala das Comissões e o Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa, inaugurado recentemente e que disponibiliza vasto acervo documental do Parlamento Estadual. 

Estudantes conheceram o Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa

“Essa experiência é fundamental para aproximar os alunos da prática legislativa e ampliar sua compreensão sobre o funcionamento do Estado, além de fortalecer a formação cidadã e crítica dos nossos futuros profissionais”, afirmou o professor Leandro Saldanha, coordenador do núcleo de práticas jurídicas da instituição.

Em uma palestra, o consultor legislativo Anderson Rocha apresentou aos estudantes as principais atribuições do Parlamento maranhense, detalhou o papel dos deputados estaduais e abordou temas como a elaboração de leis, a fiscalização das ações do Poder Executivo e a representação dos interesses da população. 

Ao final da visita, o deputado Carlos Lula (PSB) recebeu os alunos e conversou sobre a importância da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O parlamentar também presenteou cada estudante com um exemplar da Constituição da República Federativa do Brasil, reforçando o compromisso com a formação ética e cidadã dos futuros profissionais.

Acadêmicos de Direito da Estácio de Sá também estiveram na Sala das Comissões

“Foi uma oportunidade de entender, na prática, como as decisões que impactam a sociedade são construídas. Ver de perto o funcionamento do Parlamento e ouvir profissionais que atuam diretamente nesse processo nos faz compreender melhor o papel do Direito”, afirmou o aluno José Carlos Santos, do 10° período.

Agência Assembleia