Assembleia realiza sessão solene em alusão ao ‘Setembro Verde’ e aos 25 anos do transplante de órgãos no MA

Homenagem foi proposta pelo deputado estadual Florêncio Neto

Em alusão ao ‘Setembro Verde’ e em homenagem aos 25 anos do transplante de órgãos no Maranhão, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (24), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene para sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Requerida pelo deputado estadual Florêncio Neto (PSB), a sessão contou com a presença de parlamentares, diretores de hospitais transplantadores, gestores de saúde, profissionais de transplante e familiares de doadores. 

Sessão contou com a presença de parlamentares, diretores de hospitais transplantadores, gestores de saúde, profissionais de transplante e familiares de doadores

De acordo com o deputado, os transplantes no Maranhão tem ganhado uma proporção positiva, graças à conscientização da sociedade e ao trabalho de hospitais como Carlos Macieira, Presidente Dutra e à Central de Doação de Órgãos, além de pessoas que contribuem para que o transplante de órgãos seja uma realidade cada vez mais próxima dos maranhenses. 

Sessão solene foi proposta pelo deputado Florêncio Neto

“O Maranhão tem ampliado anualmente o alcance de pessoas que esperam por um transplante. Isso nos traz esperança e motivação para continuarmos com o incentivo na conscientização da doação de órgãos, que traz renovo e nova vida para outras pessoas e famílias”, destacou Florêncio Neto. 

A superintendente do Hospital Dutra, Joyce Lages, destacou a importância do momento em prol da doação de órgãos. “É uma oportunidade de unirmos forças a um propósito maior, que é salvar vidas no momento em que famílias se propõem a um ato de extrema generosidade, que é a doação”, pontuou.

Para o médico intensivista Hiago Bastos, coordenador da Central de Transplantes do Maranhão, a data é um marco histórico para o estado. 

“Essa data é um marco histórico para a Central, principalmente em um momento em que vivemos recordes históricos de doação e transplantes de órgãos e tecidos, com consequente redução expressiva da fila de espera”, disse.

Janete Alves é um enfermeira e familiar de um doador. Para ela, é essencial conversar com a família sobre o desejo de doar órgãos. “Meu irmão sempre comunicou a todos da família, amigos e colegas de trabalho sobre sua vontade de ser doador. Estamos triste com a partida dele, mas feliz por ter realizado o desejo que ele tinha em deixar esse legado para quem precisa”, relatou. 

Médico Natalino Salgado foi um dos profissionais da área médica que participou do evento

O ‘Setembro Verde’ é uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, buscando incentivar as famílias a manifestarem o desejo de doar em vida. 

A campanha ocorre durante o mês de setembro, culminando no Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro. Para que a doação de um doador falecido seja realizada, é essencial a autorização da família, o que reforça a necessidade de um diálogo aberto e informado sobre o tema.