Combate à violência e à exploração sexual infantil é tema do Diário da Manhã desta segunda

Jornalista Ronald Segundo conversou com Efrain Soares, coordenador pedagógico da Escola do Legislativo do Maranhão
Jornalista Ronald Segundo conversou com Efrain Soares, coordenador pedagógico da Escola do Legislativo do Maranhão

Em entrevista ao programa, Efrain falou sobre as ações decorrentes da Lei Nº 12.311, de autoria da deputada estadual Janaína

O combate à violência e à exploração sexual contra crianças e adolescentes foi o tema do programa Diário da Manhã, desta segunda-feira (30). Para discutir o assunto, o apresentador Ronald Segundo conversou com o coordenador pedagógico da Escola do Legislativo do Maranhão, Efraim Soares, que falou sobre as ações decorrentes da Lei Nº 12.311, de autoria da deputada estadual Janaína.

O PL trata do Projeto Escola Informada, cujo objetivo é fortalecer a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas.

“Fizemos o projeto piloto na Creche-Escola Sementinha, em três fases, sendo a primeira com a formação de professores; a segunda, com reunião com os pais para tratar sobre o tema, e a terceira, uma atividade lúdica com os alunos para orientá-los a identificar e a se proteger de eventuais situações de abuso”, explicou o coordenador. 

Efraim Soares explicou ainda que a capacitação trouxe ferramentas aos professores para que eles pudessem identificar possíveis vítimas de violência sexual infantil nas escolas e buscar o diálogo com a família, além de denúncias aos órgãos competentes. 

“Iniciamos a quarta fase do projeto, que é a capacitação de professores da rede estadual de ensino, com profissionais da área para desmistificar o tema e explicar que educação sexual não é erotização da criança, é prevenir uma possível situação de violência e, também, como devem proceder com a necessidade de notificar aos órgãos responsáveis”, finalizou o coordenador. 

Agência Assembleia