Sessão plenária na qual foi aprovado o PL que cria o Programa Terapia do Riso e Humanização da Assistência na rede pública de saúde
Proposta visa promover o bem-estar emocional, psicológico e social de pacientes e idosos atendidos na rede pública, por meio de práticas terapêuticas
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei nº 295/2025, de autoria do deputado Wellington do Curso, que institui o ‘Programa Terapia do Riso e Humanização da Assistência’ nos estabelecimentos públicos de saúde e nas casas de convivência de idosos no estado. A matéria segue para sanção governamental.
A proposta tem como objetivo promover o bem-estar emocional, psicológico e social de pacientes, usuários e idosos atendidos na rede pública, por meio de práticas terapêuticas que utilizam técnicas de comicidade e humor como ferramentas de apoio emocional, conduzidas por profissionais qualificados.
Segundo o texto, o programa poderá ser executado diretamente pelo Poder Público ou por meio de parcerias e convênios com organizações da sociedade civil, associações, grupos artísticos e instituições especializadas, desde que possuam experiência comprovada na área. As atividades deverão ser realizadas de forma contínua, respeitando a decisão dos usuários quanto à participação, que será facultativa.
Na justificativa, o deputado Wellington do Curso destaca que estudos científicos apontam que a risoterapia contribui para a redução do estresse, da ansiedade e da depressão, além de fortalecer o sistema imunológico, tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e minimizar impactos emocionais negativos.
“Um exemplo de experiência exitosa já desenvolvida no Maranhão é o projeto ‘Enfermeiros do Riso’, da Universidade Federal, que tem promovido a humanização do atendimento e contribuído para a redução do tempo de internação de crianças atendidas no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz”, acrescentou o parlamentar.
No dia 22 de janeiro de 2026, foi publicado no Diário Oficial do Município de…
Na noite da última sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, a Prefeitura de São Luís…
O prazo final para a desincompatibilização é 4 de abril, regra que também se aplica…
Denise Martina ressaltou que a atividade física deve ser encarada como ferramenta essencial de prevenção…
O prefeito Fernando Pessoa anunciou, nesta sexta-feira (13), a nomeação de novos secretários municipais, reforçando…
Os deputados Cláudio Cunha (PL) e Yglésio Moyses (PRTB) contestaram a oposição, na sessão desta…