Categories: Política

SINDACS/TACS : pressiona Braide por cumprimento de lei e promessa de campanha, mas Prefeitura diz NÃO


O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (SINDACS/TACS) encaminhou ao prefeito Eduardo Braide um pedido para que seja cumprida uma promessa de campanha feita a mais de 700 profissionais da categoria em São Luís/MA. A solicitação reforça a necessidade de aplicação da Lei Municipal nº 6.543/2019, que autoriza a transposição funcional desses trabalhadores do regime celetista para o estatutário.

Entretanto, documentos obtidos pelo blog revelam uma posição contrária da Secretaria Municipal de Saúde. Em parecer enviado ao prefeito, a pasta recomendou o ajuizamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão, com o objetivo de retirar do ordenamento jurídico municipal a referida lei. O parecer cita a Lei nº 6.453, de 20 de fevereiro de 2019, como alvo da medida.

A recomendação não levou em consideração a lei e dispositivos importantes do Processo n° 6890/2017 TCE Relator : Conselheiro João Jorge jinkings Pavão como as alíneas b.4 e b.5. Esta última estabelece que “não há impedimento legal para a transposição do regime celetista (emprego público) para o regime estatutário (cargo público) dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, investidos antes da promulgação da Emenda Constitucional nº 51/2006, em empregos públicos, mediante processo seletivo público de provas ou de provas títulos, desde que realizado nos termos da lei que estabelece as regras para a transposição de regime e para o reenquadramento dos agentes em cargo público.”

A posição da secretária de saúde gerou apreensão entre os profissionais, que aguardavam a efetivação da promessa de valorização e reconhecimento da categoria. O SINDACS/TACS reafirma que continuará mobilizado para garantir que os direitos previstos em lei sejam respeitados e que os agentes comunitários tenham sua função devidamente reconhecida.

Em nota, o sindicato destacou:
“São mais de 20 anos de trabalho e contribuição à @semus.saoluis, proporcionando saúde preventiva a milhares de pessoas da Ilha do Amor! Somos 729 profissionais que clamam por um olhar mais especial e valorização. Veja com carinho, Prefeito @eduardobraide, a nossa situação e fortaleça ainda mais este vínculo de compromisso. Só depende de sua canetada. Vamos realizar este sonho, juntos?”

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

Falhas médicas e omissão resultam na morte de Maria Helena, 69 anos

Uma grave denúncia aponta que falhas médicas e até omissão de socorro culminaram na morte…

1 dia ago

Sessão Solene marcará, na segunda-feira, abertura dos trabalhos de 2026 da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa abrirá seus trabalhos parlamentares da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura na…

2 dias ago

Gabinete Militar realiza treinamento para a abertura dos trabalhos legislativos de 2026 da Assembleia

O Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) realizou, na manhã desta quinta-feira (29),…

3 dias ago

Presidente da Federação Maranhense de Ginástica visitou a SEDEL para tratar de evento nacional no Maranhão

O secretário de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão, Celsinho Dias, recebeu na manhã…

4 dias ago

Iracema Vale participa do lançamento de ações de conectividade no Maranhão

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta terça-feira (27),…

4 dias ago

Pré-candidato Antônio Borba fortalece alianças em encontro com grupo de candidatos

O ex-prefeito de Timbiras e pré-candidato a deputado estadual, Dr. Antônio Borba, participou nesta terça-feira…

5 dias ago