‘Diário da Manhã’ detalha ações da Defesa Civil contra desabamentos e de prevenção em áreas de risco no Maranhão

O apresentador Ronald Segundo conversa com o Coronel Silva Júnior na edição do 'Diário da Manhã' desta quinta-feira
O apresentador Ronald Segundo conversa com o Coronel Silva Júnior na edição do 'Diário da Manhã' desta quinta-feira

O coronel Silva Júnior informou, no programa, que o estado já conta com o serviço da Defesa Civil Alerta, que informa a população sobre riscos de desastres naturais com aviso sonoro e visual no celular

Em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia, desta quinta-feira (22), o coronel Silva Júnior, coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, fez uma explanação  sobre ações de prevenção contra desabamentos e de proteção em áreas de risco durante o período chuvoso no Maranhão. O programa é transmitido simultaneamente pela TV Assembleia.

Em conversa com o apresentador e radialista Ronald Segundo, o coronel Silva Júnior informou que, o Maranhão conta com o serviço da Defesa Civil Alerta, implantado no segundo semestre de 2025. Ele explicou que o sistema, coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), emite aviso emergencial para alertar a população sobre riscos de desastres naturais.

“Essa iniciativa é parte da política nacional de redução de riscos e fortalecimento dos órgãos de Defesa Civil, em todo o País. E, aqui no Maranhão, está sendo inicialmente testada nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz. O teste nessas cidades, que apresentam registros recorrentes de enchentes e alagamentos, familiarizará a população com o funcionamento da plataforma e garantirá que todos saibam como agir diante de uma emergência real”, declarou o coronel.

No ano passado, uma comitiva da Sedec visitou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA) para conhecer o aparato tecnológico e logístico do estado e definir últimos detalhes para implementação do sistema.

O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil assinalou que já estão em funcionamento as estruturas de comunicação, protocolos operacionais e os equipamentos utilizados para integrar o Maranhão ao novo sistema de alertas.

“Esse sistema foi pensado para salvar vidas. É uma ferramenta direta, rápida e acessível, mesmo para quem não possui internet. A população em áreas de risco receberá o aviso sonoro e visual, direto no celular, como acontece em países como Japão e Estados Unidos. Queremos garantir que essa ferramenta possa ser utilizada com eficiência aqui no Maranhão”, enfatizou.

Aviso no celular

Para o coronel Silva Júnior, a nova tecnologia é um avanço importante. “Hoje, muitas pessoas ainda dependem de rádios comunitários ou mensagens de aplicativos para saber sobre riscos. Com o novo sistema, o aviso chega direto no celular, equipamento que praticamente toda a população possui, e de forma clara. Isso faz toda a diferença na hora de evacuar uma área ou buscar abrigo”, avaliou.

Durante a entrevista, o coronel Silva Júnior enfatizou que o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) atua ativamente no Centro Histórico de São Luís com vistorias e monitoramento de casarões, identificando riscos de desabamento e incêndio, principalmente com o apoio da Defesa Civil, mapeando imóveis em condições precárias (com muitos em risco grave/alto) e notificando responsáveis para ações preventivas e de segurança, devido à importância do patrimônio arquitetônico da cidade e sua vulnerabilidade, com foco na prevenção, especialmente em períodos chuvosos.

Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga