A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (16), uma sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao secretário de Estado de Governo, Márcio Ribeiro Machado, e ao diretor-presidente da Investe Maranhão, Cauê Ávila Aragão. A honraria, a mais alta concedida pelo Parlamento estadual, é fruto de proposição da deputada Daniella, autora dos projetos de resolução que reconheceram a trajetória de contribuição dos dois homenageados ao desenvolvimento do estado.
Com uma longa carreira no serviço público, o engenheiro civil Márcio Ribeiro Machado tem papel de destaque em obras estruturantes e políticas habitacionais no Maranhão. Graduado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele atuou em órgãos como a Companhia de Habitação Popular (COHAB), a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), a SECID e, atualmente, ocupa o cargo de titular da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV). Entre as principais ações em sua trajetória estão a construção do Centro de Convenções de Imperatriz, da sede da Secretaria da Fazenda e a coordenação do PAC Rio Anil, que incluiu a criação de milhares de unidades habitacionais, urbanização e infraestrutura social em São Luís. Sua homenagem é oriunda do Projeto de Resolução Legislativa nº 050/2025 e da Resolução nº 1.397/2025.
Já o advogado Cauê Ávila Aragão, atualmente diretor-presidente da Investe Maranhão – agência de desenvolvimento econômico do Estado – foi reconhecido por sua contribuição estratégica à gestão pública, com foco no fortalecimento da economia maranhense. Natural de São Luís, Cauê é pós-graduado em áreas como Gestão Pública e Direito Administrativo, com passagens por órgãos como a Secid e a Segep. Durante sua gestão anterior como presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), liderou avanços que garantiram ao Maranhão o status sanitário de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, além de promover modernização institucional e ações voltadas à segurança alimentar e à saúde pública. A concessão da medalha está baseada no Projeto de Resolução Legislativa nº 050/2024 e na Resolução nº 1.287/2024, também de autoria da deputada Daniella.
Ao justificar a homenagem, a parlamentar destacou a importância de reconhecer gestores públicos que se dedicam a transformar realidades, fortalecer políticas públicas e construir caminhos para um Maranhão mais justo e desenvolvido. Segundo Daniella, as trajetórias de Márcio Ribeiro e Cauê Aragão são exemplos claros de compromisso com o bem público e com o futuro do estado.
“O Maranhão faz um justo reconhecimento. São dois cidadãos com legítima contribuição e com trabalhos voltados diretamente aos resultados que o povo precisa. Fico feliz em ter proposto as medalhas e também com a aprovação dos meus pares. Parabéns aos homenageados”, destacou Daniella.