Categories: Política

PGR pede condenação de seis réus do Núcleo 2 da trama golpista

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta segunda-feira (22), suas alegações finais na Ação Penal nº 2.693, que julga os réus do chamado Núcleo 2 da trama golpista que buscou interferir nos resultados das últimas eleições presidenciais a fim de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, mesmo após a derrota nas urnas.

No documento, o procurador-geral, Paulo Gonet, pede a condenação do general da reserva e ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Mário Fernandes; do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques e do ex-assessor especial de Assuntos Internacionais, Filipe Garcia Martins.

Gonet também pede ao STF que condene o coronel da reserva e ex-assessor de Bolsonaro, Marcelo Costa Câmara; o delegado da Polícia Federal (PF) e ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Fernando de Sousa Oliveira, e a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça, Marília Ferreira de Alencar.

Nas alegações finais, o procurador-geral afirma haver provas suficientes para condenar os seis réus pelos crimes de:

  • organização criminosa armada;
  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • tentativa de golpe de Estado;
  • dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima; e
  • deterioração de patrimônio tombado.

Gonet também pediu que seja fixada uma multa para reparação dos danos.

No documento enviado ao STF, o procurador-geral sustenta que as ações praticadas pela “organização criminosa” estão documentadas em conversas por aplicativos de mensagens, além de registros em arquivos eletrônicos.

Segundo ele, as provas demonstram que os réus coordenaram ações de monitoramento e neutralização de autoridades públicas, elaboraram o projeto de decreto que implementaria medidas excepcionais no país e atuaram para dificultar a chegada de eleitores da Região Nordeste aos locais de votação, durante o primeiro turno das eleições de 2022.

Ainda de acordo com Gonet, os acusados do Núcleo 2 não só monitoraram autoridades da República, como elaboraram um plano para matar o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, seu vice, Geraldo Alckmin, e o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Em depoimento ao STF, o próprio general Mário Fernandes admitiu ser o autor do plano que romperia com as estruturas democráticas do país, batizado de Punhal Verde e Amarelo.

“As provas, na realidade, vinculam subjetivamente os acusados à cadeia causal dos atos [que culminaram com o] 8 de janeiro de 2023”, argumentou o procurador-geral, acrescentando que os réus descumpriram deliberadamente com suas atribuições funcionais, principalmente no âmbito da segurança pública, facultando que manifestantes invadissem e depredassem os edifícios-sedes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

 

all

Share
Published by
all

Recent Posts

Eleição da Federação Maranhense de Basquetebol é suspensa em meio a denúncias e crise de gestão

A eleição para a presidência da Federação Maranhense de Basquetebol (FMB), prevista para ocorrer na…

1 dia ago

Maranhão amplia capacidade de tratamento contra o câncer com inauguração do Centro de Radioterapia do Hospital de Oncologia do Maranhão, em São Luís

A partir desta quinta-feira (11), o Maranhão amplia sua capacidade de tratamento a pacientes com…

2 dias ago

Servidor solicita à Câmara convocação de secretários da Prefeitura de São Luís sobre violação da Lei do Teto

O servidor aposentado João Pinheiro Araújo oficiou à Câmara Municipal nesta quinta-feira (11) um pedido…

2 dias ago

Deputado Claudio Cunha recebe título de Cidadão Imperatrizense

O deputado estadual Claudio Cunha (PL) foi homenageado pela Câmara Municipal de Imperatriz com o…

3 dias ago

Adelmo Soares destaca liderança de Iracema Vale, ações do governo e avanços em Caxias

O deputado estadual Adelmo Soares (PSB) comentou o cenário político estadual durante entrevista, na manhã…

3 dias ago

Como votaram os deputados do Maranhão no Projeto de Lei da Dosimetria que reduz a pena de Bolsonaro

Na ultima terça-feira, 9, A Câmara dos Deputados aprovou o PL da Dosimetria, que propõe…

3 dias ago