Catulé Júnior celebra sanção de lei de sua autoria que homenageia o Comendador Alderico Silva em Caxias

Por meio de lei de autoria do parlamentar, o prédio do Centro de Ciências da Saúde da Uema, em Caxias, recebeu o nome de “Centro de Saúde Comendador Alderico Silva”

O deputado Catulé Júnior (PP) destacou, em pronunciamento na última quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), a sanção de uma nova lei de sua autoria que homenageia o Comendador Alderico Silva, nomeando o prédio do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em Caxias, como “Centro de Saúde Comendador Alderico Silva”.

A homenagem, segundo o parlamentar, representa um ato de reparação histórica. O deputado lembrou que, há cerca de três anos, quando era vereador havia proposto nomear o Shopping Popular de Caxias com o nome do comendador. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal, mas o nome foi retirado dias antes da inauguração e substituído por “Deputado José Gentil”.

“Quero dizer que o deputado José Gentil é merecedor da homenagem, era um homem de respeito, um bom cidadão. Mas quando se retira o nome de uma figura pública como o Comendador Alderico Silva, que foi um visionário, trata-se de um desrespeito com a memória e com a história da nossa cidade”, afirmou Catulé Júnior.

Durante o discurso, o deputado ressaltou a importância de Alderico Silva para o desenvolvimento de Caxias e do Maranhão. Segundo ele, o comendador foi responsável por grandes avanços na cidade: fundou o primeiro hospital de Caxias — onde o parlamentar nasceu —, instalou a segunda concessionária de veículos do Nordeste e obteve a concessão da telefonia local. “Foi um industrial conhecido em todo o Nordeste brasileiro. Um homem à frente do seu tempo”, disse Catulé.

“Me congratulo com todos que têm paixão por Caxias e que entendem a importância de preservar a memória de figuras que ajudaram a construir nossa cidade. Desta vez, essa homenagem vai ficar marcada para sempre na história”, concluiu.