Categories: Política

Parlamentares cobram agilidade na Saúde e denunciam falhas graves em São Luís

A crise na saúde pública da capital maranhense dominou os discursos na tribuna da Câmara Municipal de São Luís nesta terça-feira (05). Os parlamentares Flávia Berthier (PL) e Jhonatan Soares do Coletivo Nós (PT), usaram o plenário para denunciar casos de negligência e cobrar ações efetivas do poder público.

Durante seu pronunciamento, a vereadora Flávia Berthier fez um apelo por mais agilidade nos atendimentos de urgência e denunciou a superlotação no Hospital Socorrão. Ela relatou um acidente ocorrido em frente à sua residência na Avenida dos Holandeses, onde o jovem João Pedro Santos foi atropelado e deixado no local pelo condutor. A vereadora e moradores prestaram socorro, acompanhando a vítima até o hospital.

“O hospital estava lotado, como há anos tem estado. Mas não podemos responsabilizar exclusivamente a Prefeitura. O Socorrão atende pacientes de toda a região metropolitana e interior. Ontem, havia mais de 20 ambulâncias de outros municípios na porta”, destacou Flávia.

A parlamentar também fez um apelo ao governador Carlos Brandão (PSB), pedindo a criação de hospitais regionais de referência para aliviar a demanda na capital. Ela elogiou o atendimento recebido no Socorrão e reiterou sua defesa de pautas ligadas à fé, cidadania e saúde pública.

Além disso, lembrou que já protocolou requerimentos solicitando redutores de velocidade e mais sinalização na Avenida dos Holandeses, reforçando a necessidade de investimentos em mobilidade urbana e prevenção de acidentes.

Negligência

Por sua vez, o co-vereador Jhonatan Soares (Coletivo Nós – PT) trouxe à tribuna o caso da jovem Tayane, de 33 anos, que morreu após nove horas de espera por atendimento no Socorrinho do São Francisco. Mãe de um bebê de apenas nove meses e filha de um agente de saúde da Prefeitura, Tayane chegou passando mal e veio a óbito no mesmo dia, sem receber a devida assistência médica.

 

“Ela chegou ao hospital sem estar em estado grave. A família pediu socorro, pediu ambulância, pediu explicações, e não teve resposta. Horas depois, ela faleceu. Isso é inaceitável”, disse Jhonatan, visivelmente comovido.

O parlamentar também criticou o envio da polícia ao local, acionada pela prefeitura para conter os familiares da vítima, e classificou a atitude como desumana e desrespeitosa.

Jhonatan relatou que entrou em contato com a secretária de Saúde, Carol Mitre, que confirmou a abertura de sindicância interna e o afastamento da médica plantonista, mas sem oferecer informações claras sobre prazos ou medidas concretas.

“Não se trata apenas de uma tragédia familiar. É o retrato de uma gestão que prioriza reformas de fachada. Queremos uma saúde que funcione de verdade”, reforçou.

O co-vereador também denunciou a má gestão dos recursos públicos na saúde e garantiu que continuará a acompanhar o caso de Tayane, cobrando transparência e justiça

Fonte: Agência Câmara Mirlene Bezerra

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

NOTA DE PESAR – Servidor Francisco de Assis Porfírio Sousa

Chiquinho, como era carinhosamente chamado, era um servidor exemplar, dedicado, alegre e prestativo É com…

16 horas ago

Aprovado PL de Iracema Vale que cria política de atenção e reintegração social de dependentes de drogas

De acordo com a parlamentar, Projeto de Lei nº 377/2024 tem por finalidade articular, integrar,…

21 horas ago

Prefeito Júnior do Posto Reafirma Apoio ao Deputado Eric Costa em Evento em Itaipava do Grajaú

Em um grande evento realizado em Itaipava do Grajaú, o prefeito Júnior do Posto, destacado…

1 dia ago

Assembleia concede Medalha ‘Manuel Beckman’ a três personalidades

Sessão homenageou líderes religiosos e figura jurídica por relevantes serviços Foram homenageados o pastor Lucienio…

1 dia ago

O nutrólogo Reges Júnior volta a ser alvo de medida protetiva por acusação de violência doméstica

O nutrólogo maranhense Reges Sales da Silva Júnior, figura conhecida em São Luís, acumula um…

3 dias ago

TJMA define lista tríplice de advogados para o TRE; aliado de Othelino fora

O Tribunal de Justiça do Maranhão definiu, nesta quarta-feira (12), a lista tríplice de advogados…

3 dias ago