Política

Assembleia aprova MP que cria delegacia de proteção à criança e ao adolescente em Imperatriz

Medida visa ampliar a proteção a esse público, garantindo que crimes contra crianças e adolescentes sejam investigados por unidades especializadas

Sessão plenária na qual foi aprovada a Medida Provisória que dispõe sobre a criação da delegacia de proteção à criança e ao adolescente em Imperatriz.

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) desta quarta-feira (11), os deputados estaduais aprovaram a Medida Provisória n.º 485/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da delegacia civil de proteção à criança e ao adolescente na cidade de Imperatriz. O texto segue para a sanção do Governo do Estado.

A nova unidade policial a ser criada ficará subordinada à 10ª Delegacia Regional de Imperatriz e contará com a seguinte estrutura: Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Seção de Vigilância e Apreensão, Seção de Investigação Social; Seção de Custódia Legal e Seção de Cartório.

O governador Carlos Brandão (PSB) justificou a criação da delegacia tendo em vista a necessidade de aprimorar a investigação dos crimes praticados contra o público infantojuvenil e o acolhimento das vítimas das ocorrências, pois, na cidade de Imperatriz, os delitos contra crianças e adolescentes são investigados por delegacias convencionais. 

“A medida ora proposta justifica-se pela necessidade de especializar e aprimorar o atendimento às vítimas e a investigação dos crimes praticados contra crianças e adolescentes no município de Imperatriz. Atualmente, tais casos são atendidos por unidades que acumulam diversas competências, o que compromete a celeridade, a qualidade e a sensibilidade necessárias ao tratamento das situações que envolvem esse público vulnerável”, disse.

Diretrizes

O chefe do Executivo Estadual afirmou também que a criação dessa nova unidade policial atende às diretrizes estabelecidas pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garantem a proteção total desse público.

“A criação dessa referida unidade policial visa assegurar o tratamento adequado, especializado e célere a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração, consolidando a política de proteção integral previstas nos artigos 227 da Constituição Federal e 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990)”, pontuou Carlos Brandão.   

Agência Assembleia

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

FAKE NEWS: Dirigentes do PT confirmam que falas atribuídas ao presidente nacional do partido são falsas

O PT segue no centro das discussões políticas para as eleições de 2026. Informações que…

1 hora ago

Lideranças em Açailândia declaram apoio a Orleans Brandão

O apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo do Maranhão levou centenas de lideranças…

5 horas ago

ESCÂNDALO DOS COMBUSTÍVEIS: MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA CONTRATOS MILIONÁRIOS EM BURITICUPU

Buriticupu, MA — Um rastro de contratos milionários, suspeitas de superfaturamento e indícios de favorecimento…

17 horas ago

Secretário de Segurança Pública do Maranhão promove reunião de alinhamento com forças policiais

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro, realizou nesta Quinta-feira (05) uma reunião…

2 dias ago

Val Cunha busca novos investimentos para Infraestrutura de Serrano do Maranhão

A prefeita de Serrano do Maranhão, Val Cunha (PL), esteve nesta terça-feira (03) em São…

3 dias ago

NOTA PÚBLICA

Diante da decisão do Partido Socialista Brasileiro, informo que, para a regularização da atuação parlamentar…

3 dias ago