A semana política foi marcada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que formou maioria pela tese da constitucionalidade do critério de maior idade, que garantiu a reeleição da presidente Iracema Vale (PSB) na Assembleia Legislativa do Maranhão, para o biênio 2025-2027.
O sexto voto foi proferido pelo ministro André Mendonça, na sexta-feira (30), na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.756, movida pelo partido Solidariedade, capitaneado pelo deputado estadual Othelino Neto.
Iracema Vale, ao saber do sexto voto, afirmou que “a justiça foi feita e que esse processo nem deveria ter começado”.
“Meu sentimento é de que foi feita justiça, não só comigo, mas com a Assembleia, com o Regimento da Casa, com o processo eleitoral que foi realizado, com toda lisura, transparência. É um momento de gratidão a Deus, às pessoas que votaram em mim e me fizeram deputada estadual, gratidão aos 20 deputados que confiaram no meu trabalho, ao governador Carlos Brandão (PSB), e a todo mundo que esteve comigo nessa caminhada”, afirmou Iracema Vale em entrevista concedida no programa de rádio Ponto Continuando na última sexta feira (30)
Antes do ministro André Mendonça, votaram a favor de Iracema Vale a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, que foi seguida por Nunes Marques, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, cujo voto também foi proferido nesta sexta-feira (30).
Pelos ritos processuais, o julgamento da ADI, que ocorre em plenário virtual, está previsto para ser encerrado no dia 6 de junho.
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) vive um momento de instabilidade, sob intervenção judicial após…
Neste domingo, 21 de setembro, durante a passagem do secretário municipalista Orleans Brandão pela cidade…
A Assembleia Legislativa lamenta a morte do ex-deputado estadual e grande líder religioso Pastor Cavalcante,…
Evento foi realizado no Parque Folclórico da Vila Palmeira Uma noite para louvar a Deus.…
O secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou na noite desta quinta-feira (18)…
O deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) voltou a apontar incoerências do grupo de oposição na…