Política

Comissão Provisória para atualizar Regimento Interno é anunciado na Câmara

Composição do dispositivo será proporcional às bancadas partidárias

À medida que segue as diretrizes estabelecidas pelo regimento da própria Câmara vai garantir um processo mais democrático e plural na formação da comissão

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSB), anunciou na sessão desta quarta-feira (10), a criação de uma Comissão Provisória destinada à atualização do Regimento Interno da casa legislativa.
À medida que segue as diretrizes estabelecidas pelo regimento da própria Câmara vai garantir um processo mais democrático e plural na formação da comissão. Esse ordenamento deve respeitar a representatividade de todas as forças políticas.

A comissão será composta por cinco membros titulares e um suplente, indicados observando a proporcionalidade das bancadas partidárias. A distribuição vai considerar as legendas ou federações registradas na Mesa Diretora, respeitando o número de parlamentares de cada partido ou bloco parlamentar. O presidente também enfatizou a importância do diálogo institucional com os líderes partidários para assegurar a inclusão das diferentes forças políticas.

A composição da comissão terá, como membros titulares representantes do PSB, PSD, Federação PT-PCdoB-PV, Podemos ou PP e PL, PRD ou União Brasil terão uma vaga cada. A suplência será destinada a partidos com menor representação, sendo estes, Avante, Republicanos, MDB ou PDT, conforme a proporcionalidade estabelecida no regimento. Atualmente, o PSB é o partido com a maior bancada e as vagas foram divididas entre outros partidos, de forma a refletir a diversidade partidária da Câmara.

“O objetivo é garantir que a comissão reflita a diversidade e a representatividade das bancadas, com equilíbrio nas forças que compõem esta Casa Legislativa. A construção dessa comissão será feita com muita transparência e diálogo, respeitando o Regimento Interno e a legislação vigente”, afirmou Paulo Victor. A comissão deverá ser oficializada dentro de um prazo de 90 dias.

Durante a sessão, o vereador Raimundo Penha (PDT) parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa, destacando a atenção dada ao pedido de sua legenda em relação à composição democrática e igualitária da comissão. Penha ressaltou que, ao atender ao pedido do partido, a Câmara fortalece o processo legislativo, assegurando uma participação justa e equilibrada de todos os grupos políticos.

Além disso, também foi lido durante a sessão um memorando da Mesa Diretora, solicitando melhorias no sistema de acompanhamento das proposições. A medida tem como objetivo conferir mais transparência e eficiência ao processo legislativo da Câmara Municipal

Foto:Leonardo Mendonça
Texto: Ascom

Hudson Oliveira

Share
Published by
Hudson Oliveira

Recent Posts

Assembleia aprova projeto que garante isenção de IPVA para veículos de até 170 cilindradas

Cerca de 200 mil condutores serão beneficiados com a medida, que visa ampliar benefícios fiscais,…

2 horas ago

Programação celebra encerramento do ciclo de gestão prestigiando a arte maranhense

  Celebrando o fechamento de um ciclo marcado por realizações importantes para a modernização do…

22 horas ago

Pesquisa Encomendada pelo PT Nacional Mostrou Braide e Orleans na liderança para o Governo do MA

Uma pesquisa encomendada pela direção nacional do PT traçou cenários para as disputas de governador,…

1 dia ago

Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias

Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica Deputado Catulé Júnior…

2 dias ago

Cricielle Muniz encerra agenda em Brasília e debate conjuntura política com direção nacional do PT

A diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, encerrou sua agenda em Brasília nesta semana com uma…

2 dias ago

Assembleia aprova MP que moderniza programa ‘Educação de Verdade’

Agência Assembleia A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (16), a…

2 dias ago